sexta-feira, 21 de agosto de 2009

COMO PERDER UM CLIENTE EM 20 DICAS

Quer errar com seu cliente? A hora é AGORA.

COMO PERDER UM CLIENTE EM 20 DICAS

1. Procure enxergar no cliente apenas um Job, ou uma fonte de faturamento para a agência, nunca um parceiro de negócios.

2. Não se antecipe às necessidades do cliente, espere que ele ligue solicitando o Atendimento. O interesse é dele.

3. Critique sempre as opiniões e posturas do cliente, subestimando a sua inteligência. Publicitários são os donos da verdade.

4. Reclame e recuse a primeira alteração no planejamento ou nas peças criadas, pois o cliente nunca sabe exatamente o que quer.

5. Demonstre claramente que a agência é mais importante do que o anunciante. Tem muito cliente à disposição no mercado. E só escolher!

6. Peça o briefing por telefone, de preferência com a ideia dos anúncios formatada; evite muito trabalho para a agência. Na maioria das vezes não compensa.

7. Mostre para o cliente que ele é menos importante do que os outros, pois tem dado mais trabalho do que resultado (faturamento, premiações).

8. Deixe que o cliente faça a mídia; assim a sua culpa fica menor nos fracassos.

9. Marque visitas em horários impróprios e, de preferência, atrase.

10. Nunca aceite sugestões, reclamações ou imposições do cliente. Você não depende dele para viver.

11. Satirize as decisões do cliente, principalmente para o pessoal da criação e da mídia.

12. Demonstre dificuldade em negociar custos, pois a agência não pode perder dinheiro.

13. Perca o contato com os clientes inativos. Tirar dinheiro deles já é praticamente impossível.

14. Nunca proponha novas ideias aos clientes antigos; afinal, não há motivo para tanto esforço.

15. Passe o briefing para a criação e esqueça. Quando a campanha estiver pronta, eles avisam.

16. Leve a campanha para o cliente sem saber exatamente quais são as propostas. Lá, na hora, você se vira, enrola...

17. Atue sem observar a ética profissional, pois muita gente trabalha desta forma.

18. Procure se envolver em politicagens e negociatas. Se você não ganha, outros vão ganhar.

19. Culpe a criação e a mídia pelos fracassos e perda de clientes. A culpa é sempre deles.

20. Posicione-se como a pessoa mais importante da agência, pois sem você não haveria cliente e, muito menos, faturamento. Dê as cartas.


Retirado do livro: O Executivo de Contas Publicitárias, de Admir Borges.
E do site: http://atendimentopublicitario.blogspot.com/

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