segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Atendendo e Empreendendo

Já se falou e escreveu muito sobre nossa profissão de atendimento.Já mataram o atendimento inúmeras vezes e ressuscitaram também.

Não vou discutir isso aqui. Mas, pretendo sim trazer um novo ângulo. E esse ângulo é do atendimento empreendedor.

Se existe algo em que não paira dúvidas é que no alto da escala hierárquica de uma agência mora o envolvimento muito maior com o business do seu cliente, não importa o departamento que você trabalha. Entender do negócio do seu cliente e do seu próprio negócio (comunicação) é crucial. E não entender é mortal. Esse é o momento que é imprescindível deixar de ser tático e passar a ser estratégico. É isso que esperam de você.

Note que até os criativos nesta posição necessitam ter o business correndo junto nas veias com a criatividade. Ainda mais nos dias de hoje de competição insana.

O mesmo se vê na mídia, planejamento e no mundo digital. Sentar na frente do dono, do presidente de uma empresa e do diretor de marketing exige um nível forte de conhecimento e envolvimento com seu mundo e sua atividade.

E ai que vem o aspecto curioso e interessante do atendimento.:

Desde o início de sua carreira um atendimento pode enxergar seu grupo de contas como uma mini agência. Seu cliente ou seus clientes trazem a receita com suas verbas de comunicação. E, para completar, é totalmente possível o atendimento empreendedor calcular todas as despesas de seu grupo: salários, despesas com combustível, overhead (luz, computador, aluguel e etc).

Dentro deste cálculo é fundamental acrescentar as despesas de “terceirização”. O atendimento não vive sem os outros departamentos, precisa ouvir e integrar. Do ponto de vista empresarial é como se contratasse cada departamento para desenvolver junto com ele, o trabalho ao seu cliente. As horas utilizadas pelos outros departamentos somadas aos custos de escritório e etc somam-se ao total de despesas.

Pronto, agora o atendimento pode sozinho calcular o lucro que seu grupo traz para toda a agência. Mais do que isso, pode pensar e executar maneiras diferentes de trazer mais lucro, mais receita. Ou seja, empreender tá na sua mão.

Isso já ajuda inclusive o atendimento empreendedor a pensar em sua retirada de um salário variável, um bônus. Se ele contribui para o todo, então o todo pode contribuir para seu bolso também. E olha que ele não precisa negociar com nenhum departamento de procurement ou compras….

E o cliente ganha algo com isso?

Muito. Porque seu atendimento será naturalmente envolvido e proativo. Será estratégico e crítico.

Quer melhorar ainda mais ?

Acrescente parte da remuneração vinda deste cliente como um bônus atrelado aos resultados anuais. Cliente ganha. Agência e atendimento empreendedor ganham mais.

Então. Agora vamos voltar àquela questão hierárquica do começo deste texto. O atendimento possui uma vantagem competitiva clara nessa corrida ao topo da montanha. Basta querer, se dedicar, usar seus dois ouvidos e a unica boca para ouvir mais do que falar, estudar muito e ter vontade de aproveitar essa senhora oportunidade que você tem de “brincar de dono” de agência desde o começo de seus passos na carreira.

Agora repare que o ano é 2011, as oportunidades neste pais vão bombar! Os anunciantes precisam e precisarão de empreendedores.

Ser atendimento, portanto, pode ser bem mais bacana e desafiador do que você imagina. E pode trazer grandes alegrias e vôos mais altos.

Olhe para os lados e para cima, meu amigo. Quantos atendimentos você ve comandando agências, As maiores agências do país. Agências de design, internet, BTL. Todo mundo ali começou um dia com seu grupo de contas. E um empreendedor.


Por: Marcio Oliveira

VP Operações - Lew’Lara\TBWA

Twitter: @oliveiramarcio


Fonte: APP BRASIL

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