terça-feira, 26 de julho de 2011

PESQUISA DE CONSUMO: Adolescentes influenciam hábitos das mães

Estudo realizado pela Temple University Fox School of Business, na Filadélfia, nos EUA, aponta que as adolescentes têm forte influência sobre os produtos que suas mães compram para uso pessoal, como maquiagem e roupa, e que as mães têm uma tendência muito maior a imitar os hábitos de consumo das filhas.

"Essa descoberta proporciona um suporte inicial para a noção de socialização reversa e sugere que o impacto que os adolescentes têm sobre o comportamento de seus pais é muito maior que o que lhes é creditado", escreveu em artigo no "Journal of Consumer Behavior" Ayalla A. Ruvio, autor do estudo, citado por O Globo.

O estudo, realizado por meio de questionários, foi feito com 343 duplas de mães e filhas, com média de 44 e 16 anos de idade, respectivamente.

Os pesquisadores descobriram que, se a mãe tem um comportamento jovem, se preocupa mais com moda e vê sua filha como uma especialista em estilo, ela tenderá a reproduzir o comportamento de consumo da filha.

No entanto, mesmo que a adolescente tenha um grande interesse por moda e tendência a se achar mais velha do que realmente é, torna-se menos provável que ela veja a mãe como um ícone de consumo a ser imitado.


FONTE: CCSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário