quarta-feira, 16 de março de 2011

Como se preparar para as entrevistas em inglês contra a ansiedade

Você estudou inglês a vida toda, tem um bom conhecimento do idioma, consegue se expressar muito bem – em situações normais – mas, na hora da entrevista de seleção, sente aquele branco quando precisa lembrar de palavras essenciais para se comunicar?

Pois é... se uma entrevista de seleção já é suficientemente tensa para deixar muita gente com frio na barriga, uma entrevista em outro idioma, então, pode deixar mudo até quem está muito acostumar a falar outra língua.

Se esse é seu caso, ou se você tem receio de que seja, preste atenção nas dicas de Maria Luiza Toledo, consultora da DM Especialistas, para fazer o melhor possível nessas horas.

Segundo Maria Luiza, existem basicamente dois tipos de entrevistas em inglês – as que são completamente realizadas no idioma e as que começam em português e têm alguma parte em inglês. As primeiras, mais raras, ocorrem principalmente na seleção para MBA Internacional ou para cargos em que a pessoa será exposta ao idioma estrangeiro boa parte do tempo. O segundo tipo, bem mais comum, ocorre quando a empresa exige alguma fluência do candidato, mas sabe que ele não será exposto ao idioma o tempo todo. “Ela é mais para testar o grau de conhecimento do profissional e sua capacidade de comunicação em outro idioma”, diz ela.

Nos dois casos, o nervosismo, sim, ele mesmo, costuma ser o principal inimigo do candidato. Para driblar a ansiedade e mostrar tudo o que você sabe, aqui vão algumas dicas:

- em entrevistas parcialmente em inglês, é comum que o entrevistador utilize o idioma para perguntar alguma coisa sobre sua vida pessoal. Prepare a sua história no idioma. “Fazemos isso para deixar o candidato à vontade. Mesmo que ele tenha um nível intermediário ou básico, vai conseguir dizer alguma coisa e nós vamos poder avaliar sua fluência”, diz Maria Luiza.

- quando a entrevista for por competência, o entrevistador pode fazer uma das perguntas em inglês. Por exemplo, pode pedir para você contar alguma situação em que teve de lidar com uma pessoa difícil. Na hora de se preparar para responder perguntas desse tipo, já aproveite para pensar como poderia dizer tudo em inglês.

- se você não se lembrar de uma ou duas palavras em inglês, fale em português mesmo. Não é isso que vai definir seu conhecimento do idioma.

- tente pensar em inglês, treinar a fala, mesmo que seja sozinho, até conseguir falar numa boa sobre sua experiência, sua área de atuação/ estudo. Pesquise termos técnicos no idioma. Se você não souber dizer o que faz certamente passar uma impressão ruim.

- outra coisa importante: o que é colocado no currículo deve ser comprovado na entrevista. “Colocar que você é fluente e, na hora, apresentar um inglês intermediário é muito pior do que, de cara, assumir que você tem menos conhecimento do idioma do que gostaria,”

Fonte: Click Carreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário